sábado, 21 de novembro de 2009
Os desafios do pré-sal
Os desafios da exploração do pré-sal podem ser maiores do que simplesmente desenvolver tecnologias de exploração das reservas de forma economicamente viável, será necessário o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem que essa exploração seja sutentável.
Recentemente a Petrobrás trouxe alguns dados preocupantes sobre as novas reservas brasileiras, estimativas apontam que somente em duas dessas áreas (campos de Tupi e Iara), onde há um acúmulo de até 12 bilhões de barris de óleo e gás, existam 3,1 bilhões de toneladas de CO2, um dos gases que contribuem para o aquecimento do planeta.
O desafio é como extrair esse óleo ou gás sem jogar na atmosfera todo o C02 acumulado.
A empresa testa algumas soluções, como reinjetar o CO2 de volta as camada de onde o óleo será extraído, solução essa já usada em exploração de reservas terrestes na Bahia.
De qualquer forma, as descobertas do pré-sal parecem conspirar contra aqueles que desejam ver o Brasil avançar mais em políticas ambientais e em energias renováveis, não podemos esquecer que a Petrobrás pode até conseguir devolver aos campos o C02 extraído, mas continuaremos queimando o óleo dessas reservas nos nossos veículos diariamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário