Pages

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Em 1896 já se pensava no aquecimento global

Muitas vezes ficamos com a impressão de que alertas sobre o aquecimento global ou mesmo termos como sustentabilidade foram levantados pela primeira vez no final do século passado. Porém esse assunto já preocupava algumas pessoas muitos anos antes!

Alguns trechos retirados de uma reportagem da revista Veja, edição de 30/12/2009.
"Svante Arrhenius era um desconhecido físico sueco quando, em 1896, fez um alerta: se a humanidade continuasse a emitir dióxido de carbono na atmosfera no mesmo ritmo que fazia desde a alvorada da Revolução Industrial, em 1750, a temperatura média do planeta subiria de maneira dramática, em decorrência do efeito estufa."

"... Thomas Alva Edison, o homem que tornou a lâmpada elétrica economicamente viável, já tinha preocupações que apenas recentemente os executivos mais sensatos começam a ter. Em um artigo de 1901, publicado pelo jornal The Atlanta Constitution, ele já sugeria o uso de moinhos de vento de modo a produzir energia para cidadãos do campo ... a primeira casa movida a energia eólica tinha sido construída em 1888.
Atento ao crescimento do consumo nos Estados Unidos, ele chegou a selar um acordo com Henry Ford para desenvolver um carro elétrico que pudesse rivalizar com o modelo T, o primeiro a sair em série das linhas de montagem. Ao mesmo tempo, ergueu uma casa ecologicamente correta ... com aquecimento feito por meio de claraboias, unidades de aquecimento solar e eólico - além, é claro, de dezenas de lâmpadas elétricas ..."

4 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Enquanto o tijolo não cai na testa, ninguém acredita que dói.

Unknown disse...

É interessante saber que Arrhenius já conhecia os efeitos do CO2 no efeito estufa, bem com Edison. Fica a impressão de que os cientistas se perderam no meio do caminho.

http://www.velivre.com.br

ThiagoCMC disse...

Acho inaceitável que esqueçam do gênio humanista mais incrível da humanidade, o Sr. Nikola Tesla, ele já também se preocupava com o ambiente e deixou isso bem claro em seu livro "The Problem of Increasing Human Energy" de junho de 1900.

ThiagoCMC disse...

Anyway, o posto está legal! Fica o alerta! :)